Objectos como rostos e pessoas são exibidos de maneira realista, dando ao espectador a sensação de profundidade, graças ao mecanismo da visão humana. Isso acontece porque os olhos esquerdo e direito enxergam (naturalmente) imagens diferentes, dando a ideia de que um objecto está mais próximo do que os outros.
Entre 25 e 29 de Julho deste ano acontece a SIGGRAPH 2010, uma conferência que reúne as maiores empresas de tecnologia visual presentes no mercado. A 37ª edição do evento ocorre no Los Angeles Convention Center, na cidade de Los Angeles, nos Estados Unidos.
A Sony vai aproveitar a oportunidade para exibir um protótipo da RayModeler 3D display ao público e também para as demais empresas presentes no evento. Os entusiastas que estiverem presentes terão a oportunidade de assistir ao vídeo de demonstração de uma maneira jamais vista.
Características da tecnologia
A RayModeler 3D display promete revolucionar também o mundo dos jogos. Já imaginou jogar uma partida de Street Fighter com todos os seus amigos em volta da televisão, vendo os golpes dos mais variados ângulos? Seria quase como assistir a uma luta ao vivo!
O mais interessante da televisão é o facto de ela ser extremamente pequena. O protótipo tem 13 cm de diâmetro e mede apenas 27 cm de altura. É quase impossível imaginar que tanta tecnologia possa ser colocada em um aparelho tão pequeno.
Sensores de movimento e 3D sem óculos
Embora seja uma televisão 3D, o utilizador não precisar utilizar nenhum tipo de óculos ou aparelho para ter a visão tridimensional dos objectos na ecrã. Todo o trabalho para dar a impressão de profundidade é feito pelo próprio mecanismo de visão humana.
Além disso, a RayModeler 3D display possui sensores de movimento, ou seja, é possível girar a imagem na tela apenas fazendo gestos com as mãos. E a interacção não para por aí. O usuário pode conectar o computador à televisão e interagir com personagens de jogos em 360º, desde que o jogo seja devidamente “preparado”.
Ao que parece, a holografia vai deixar de ser apenas mais um efeito de cinema e passará a fazer parte do quotidiano das pessoas. Outras tecnologias que antes só eram vista em filmes de ficção científica já fazem parte do nosso dia a dia.
Com a rapidez com a qual a tecnologia vem avançando, o jeito é tentar adivinhar a próxima ideia revolucionária que vai surgir. Os hologramas já estão mais próximos do real, quem sabe agora não lançam um sabre de luz?
Fonte/Consulta: www.baixaki.com.br
0 comentários:
Enviar um comentário