Após o download e ao executar o arquivo, é iniciado um gerenciador para instalar os componentes necessários para o funcionamento do Microsoft WebMatrix no seu computador. O processo pode levar um tempo considerável, e pode ser acompanhada a evolução das instalações na própria interface do instalador.
Instalação
Como primeiro passo, são instalados apenas os itens e os programas necessários para o funcionamento do Microsoft WebMatrix. Depois, o programa solicita que o finalize para concluir o processo. Embora pareça que a instalação está concluída, é necessário abri-lo novamente para instalar o aplicativo em si.
Observe que ele exibe uma lista de programas disponíveis para a instalação. Localize o Microsoft WebMatrix Beta 2 nela e marque a caixa ao lado da opção. Depois basta seguir os passos do instalador normalmente. No final ele estará devidamente instalado.
Observações importantes
Embora a versão anterior do programa realizasse a instalação sem necessariamente exigir o Microsoft .NET Framework 4, agora ele é necessário para o funcionamento do Microsoft WebMatrix. Em alguns casos, é possível que o instalador permita que efectue o processo mesmo que não tenha algum dos outros pré-requisitos solicitados, entretanto a falta do .NET 4 faz com que o processo nem sequer seja iniciado.
Outro componente importante é que caso tenha o Visual Studio 2008, é necessário instalar o SP1 dele para conseguir instalar o Microsoft WebMatrix.
Interface e funções
O interface do programa é bem simples, lembrando, de certa forma, editores para páginas da internet que fornecem “templates” (modelos) para a construção. A página inicial do programa possui três opções de criação de websites para escolher: “Site from web gallery”, “Site from template” e “Site from folder”.
Além disso, há um ícone chamado “My Sites” que é o local no qual ficam armazenados os projectos montados anteriormente, com a opção de um “mini editor” para alterações e visualização. A opção “Site from web gallery” traz vinte e seis opções de modelos fornecidos por terceiros e disponíveis de forma gratuita na internet.
Os modelos estão organizados em sete categorias (blogs, CMS, eCommerce, forums, galleries, tools e wiki). Entre eles encontra ferramentas bem conhecidas como o WordPress, Moodle e Acquia Drupal. A opção “Site from template” fornece cinco “templates” próprios do programa para utilizar na criação de seu site.
Os modelos desta categoria são “Empty site” (página em branco), “Starter site” (site inicial), “Bakery” (padaria ou confeitaria), “Link directory” (árvore de diretório) ou “Photo gallery” (galeria de imagens). A última categoria, “Site from folder” permite que carregue um arquivo de página da internet pré-existente em seu computador.
Ao escolher um dos modelos na opção de “Web gallery” é possível que o programa solicite a instalação de uma ferramenta adicional (como o “MySQL”) caso ela não esteja presente em seu computador. Basta confirmar a operação e o próprio Microsoft WebMatrix encarrega-se de buscar o arquivo e efectuar a instalação.
O tempo da instalação pode demorar alguns minutos e o andamento da operação pode ser acompanhado pela interface do programa. Após escolher um dos modelos disponíveis, independente da categoria, o programa inicia o editor para começar as alterações.
ASP.NET Web Pages
Também pode instalar pacotes que são componentes que incluem funções para o ASP.NET Web Pages. Desta forma, algumas das funções disponíveis estarão incluídas nas bibliotecas do Microsoft WebMatrix, para auxiliar os utilizadores dispondo de opções e um suporte ainda maior na construção de páginas da internet.
Fonte/Consulta: www.baixaki.com.br
0 comentários:
Enviar um comentário