O XnView Shell Extension é um programa que adiciona várias funcionalidades de edição de fotos no menu de contexto do Windows. Isso significa que bastam dois cliques para modificar o formato, girar ou hospedar na web qualquer arquivo de imagem.
Encontre tudo no botão direito
Depois de instalar o programa no sistema, basta um clique com o botão direito do mouse sobre qualquer imagem do computador para que seja aberto o menu de contexto com várias opções de edição.
Deve notar que aparece a miniatura da foto em que clicou junto com o nome do arquivo, resolução e tamanho. Se clicar na miniatura, o programa definido como visualizador padrão é aberto. É possível que o XnView seja definido automaticamente como aplicativo padrão, pois ele é instalado junto com o Shell Extension.
Pode usar a opção "Convert Into" para transformar o arquivo imediatamente em GIF, BMP, JPG, PCX, PNG, TIF ou TGA. Outra forma de converter, mas podendo definir diversas configurações, é ao clicar em "Convert".
Em "Rotate", você decide quantos graus quer girar a imagem ou se deseja inverte-la para a horizontal ou vertical. Todas as fotos têm as suas informações gravadas no momento em que é tirada. Ao clicar em "Edit IPTC", abre as características dela, como data em que foi tirada, palavras-chave, categorias, créditos etc. Em "Set Wallpaper as" você coloca a foto como plano de fundo do ambiente de trabalho.
Uma opção interessante é "Send to ImageShack" que, com apenas um clique, hospeda a imagem no serviço online e logo abre a página com vários links para a compartilhar. Isso poupa bastante trabalho para quem precisa realizar upload de imagens para usar em fóruns de discussão, por exemplo.
Opções do programa
Você pode configurar o XnView Shell Extension clicando em "Options". Na janela que é aberta, há opções de qual programa utilizar para ver as imagens, qual a qualidade e tamanho das miniaturas (para o caso de o aplicativo deixar seu sistema mais devagar), itens que devem aparecer no menu, e muito mais.
XnView Shell Extension
Fonte/Consulta: www.baixaki.com.br
0 comentários:
Enviar um comentário