
A facilidade de uso não é nada comparada à eficiência do programa. Ele se conecta às redes eDonkey2000 (ou ed2k) — utilizada pelo eMule —, BitTorrent, Gnutella 1 — utilizada pelo LimeWire — e Gnutella 2 — nativa do Shareaza. Devido a isso, as buscas são realizadas mais rapidamente e retornam uma vasta quantidade de resultados.
Interface Prática
Como citado anteriormente, a praticidade é um dos pontos fortes do Shareaza. Sua interface gráfica é simples e intuitiva, oferece suporte para skins (temas) e possui versão em português. Independente do seu nível de conhecimento, o programa se adapta facilmente a si: ainda no processo de pré-configuração (logo após a instalação), o programa questiona sobre qual modo deve ser utilizado: Modo Normal para os iniciantes, ou Modo Power para utilizadores avançados.
O Shareaza trabalha com o sistema de abas — bastante comum atualmente — permitindo que se realizem múltiplas buscas simultaneamente, assim como outras tarefas. Enquanto os arquivos são baixados e/ou outras atividades executadas, você pode minimizá-lo para a systray (Barra de Sistema, ao lado do relógio) e continuar a utilizar o computador normalmente.
Busca aprimorada
O ponto de partida para começar a utilizar o Shareaza é se conectar às redes P2P. Inicialmente, o programa se conecta somente à rede Gnutella 2. Sendo assim, o usuário deve adicionar as demais manualmente a fim de aprimorar os resultados das buscas (Menu Rede > Escolha as Redes). Para iniciar uma busca, basta clicar sobre "Procurar".
Além do que estamos acostumados a ver em se tratando de busca de arquivos — busca por nome, tipo de arquivo, etc. —, o Shareaza traz um item bem interessante para você encontrar exatamente o que procura.
É a busca por hash (a impressão digital de um arquivo). Nela, você especifica o algoritmo utilizado e insere o código no local indicado pelo programa (texto em destaque). Apenas serão exibidas as fontes que possuírem arquivos idênticos ao que originou o hash utilizado.
Mais Estabilidade
O Shareaza andou perdendo um pouco os seus utilizadores devido a certas instabilidades em suas últimas versões, principalmente referente a conexões com as redes Gnutella 1 e 2. Tais problemas foram solucionados nesta versão, assim como algumas falhas de execução e/ou bugs presenciados por muitos utilizadores. Mais estável, mais eficaz, o Shareaza está melhor do que nunca!
Para quem gosta de personalizar o visual do cliente P2P também há novidades. O mecanismo de skins foi vastamente aprimorado, permitindo o uso de temas mais arrojados e, é claro, preservando a estabilidade do programa.
O mais sofisticado
O Shareaza traz uma infinidade de recursos para você tornar a tarefa de compartilhar arquivos uma experiência. Baixe, compartilhe, troque informações com outros usuários e muito mais em um programa avançado, considerado um dos melhores da categoria. Tudo isso gratuitamente, sem versão paga, sem spywares, sem instalar softwares de terceiros ou qualquer outro tipo de incômodo. É só baixar, instalar e aproveitar!
Novidades da versão 2.5.0.0
Foram feitas mais de 800 alterações na programação do Shareaza, desde o lançamento da versão anterior (2.4.0.0). A maioria delas é, de certa forma, imperceptível ao usuário, exceto para aqueles que já usam o programa há algum tempo.
Muitos bugs foram corrigidos, a estabilidade foi melhorada — segundo os próprios desenvolvedores: “foram corrigidos inúmeros bugs mais simples, feitas milhares de pequenas otimizações e meio milhão de bugs, antes comuns, não ocorrerão mais”.
As alterações acima já melhoraram muito o desempenho do Shareaza, tornando-o mais competitivo na categoria de compartilhadores de mídia. Além disso, novos idiomas foram adicionados, além dos que já estavam presentes.
As melhorias gráficas foram feitas para consertar problemas como o posicionamento incorreto de ícones, que agora se ajustam ao tamanho da tela corretamente, e as caixas de diálogo, que agora seguirão o esquema de estilos e cores da skin selecionada, ao contrário do que acontecia antes.
Download: Shareaza 2.5.1.0
Fonte/Consulta: www.baixaki.com.br
0 comentários:
Enviar um comentário