
A nova unidade industrial de baterias de iões de lítio só deverá começar a operar em 2012. Nos próximos tempos, os responsáveis pela Renault-Nissan vão decidir se instalam a fábrica mais a Norte (Estarreja) ou mais a Sul (Sines), sendo certo que a fábrica terá sempre de ser instalada junto a um porto de água profundas.
Segundo o Diário Económico, o projecto, que vai empregar 200 pessoas, está orçado em 250 milhões de euros. A produção de baterias de iões de lítio é uma das peças-chave do projecto Mobi-E que tem sido promovido pelo Governo juntamente com várias empresas e municípios com vista à instalação de uma rede com 1300 postos de abastecimentos de carros eléctricos no País.
O anúncio da nova fábrica da Renault-Nissan não é a única novidade a registar na área dos automóveis eléctricos. Também ontem o primeiro-ministro José Sócrates anunciou que vão ser dados incentivos de cinco mil euros aos primeiros cinco mil particulares que comprarem carros eléctricos entre 2010 e 2012, noticia o Público.
O incentivo do governo, cujos detalhes e origens de financiamento ainda estão por apurar, pode ser subir para 6500 euros, caso o comprador decida dar para abate um automóvel movido a combustível fóssil. As empresas também podem beneficiar de apoios à compra de carros eléctricos, através de deduções do IRC.
0 comentários:
Enviar um comentário